Esculturas de Manuel Rosa. Obras da Coleção de Serralves.

Manuel Rosa (Beja, 1953), graduado na Escola Superior de Belas-Artes em 1978, pertence à geração de artistas responsável, nos anos 1980, pela renovação em Portugal da escultura em pedra. Ao longo do seu percurso, Rosa tem escolhido preferencialmente o calcário para a realização das suas esculturas. Ligado numa primeira fase à figuração, as obras do artista virão mais tarde a ser imediatamente reconhecíveis pela absoluta depuração, pelas formas elípticas e cónicas, e por processos de execução decididamente modernos, como o recurso à serra elétrica, o seccionamento das várias partes e sua posterior sobreposição e uma modelação rudimentar, quase esquemática, das superfícies que lhes retira qualquer intenção naturalista.

Nas duas esculturas aqui apresentadas, ambas de 1987, reconhecemos modelos de canoas. Comum às esculturas de Manuel Rosa é a atenção ao essencial, a convocação de arquétipos facilmente reconhecíveis como a figura humana, a casa, o barco, buscando, através deles, alcançar a pura forma platónica.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Exposição organizada pela Fundação de Serralves ― Museu de Arte Contemporânea, Porto.

Inauguração: 16.11.2018 às 18h30

Capela do Senhor dos Passos, Santo Tirso

MANUEL ROSA

16 NOV 03 FEV