Programa Educativo

PROGRAMAÇÃO TEMPORÁRIA – OFICINAS LUDICO-PEDAGÓGICAS

EXPOSIÇÃO “CORRESPONDÊNCIAS” – AMY YOES (08.02.2019 a 05.05.2019)

a) Oficina de escultura 

“Origami”

Através das técnicas ancestrais de dobragem de papel, os participantes desta oficina vão poder dar forma a animais, plantas ou até mesmo figuras inventadas por si, transformando uma folha de papel numa pequena escultura.

 

b) Oficina de arqueologia 

“Sarapintar”

Como todos sabemos, já desde a Pré-história o Homem gostava de pintar. Naquela altura pintava sobretudo as paredes das grutas onde se abrigava. Na época romana, já não eram as grutas que serviam de abrigo, mas sim bonitas casas construídas em pedra. No entanto, a vontade de pintar continuou. Nesta oficina as crianças vão poder dar asas à imaginação, pintando as “paredes” das casas romanas com cores vivas e diferentes formas.

 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE – VISITAS ORIENTADAS

a) Visitas orientadas arte-arqueologia-arquitetura: Sessões facilitadas pela equipa do Museu permitindo aprofundar o conhecimento sobre os respetivos acervos museológicos. Estes percursos tomam como centro da sua atenção as exposições patentes em ambos os Museus, articulando de forma integrada conteúdos transversais que vão desde a arte contemporânea à arqueologia passando pela arquitetura, procurando ajudar-nos a conquistar a liberdade de questionar e partilhar perceções recorrendo a dinâmicas de jogo e pequenas experiências lúdicas.

b) Visitas orientadas Parque escultórico: Percursos com duração de 2 horas pelo acervo ao ar livre da coleção de escultura contemporânea, nos seus diferentes núcleos.

* Todas as atividades carecem de marcação prévia