Programa Educativo

PROGRAMAÇÃO TEMPORÁRIA 

Na sequência da reabertura ao público do MMAP/MIEC, no dia 18 de maio, informa-se que a exposição atualmente patente no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, de Sara Navarro e Doug Bailey, designada Creative (un)makings: disruptions in art/archaeology será prolongada até dia 06 de setembro de 2020.

A arte/arqueologia, uma nova prática transdisciplinar, é trazida pela primeira vez ao mundo dos museus através da exposição Creative (un)makings: disruptions in art/archaeology, que apresenta esta nova abordagem ao passado em três instalações provocadoras. A primeira (Releasing the Archive) apresenta fotografias e vídeos com o objetivo de virar do avesso os valores padrão que as coleções museológicas e institucionais usam para preservar os objetos e imagens históricas. A segunda instalação (Beyond Reconstruction) mostra uma matriz de fragmentos cerâmicos que resultaram da construção/desconstrução de uma figura; inclui, ainda, fotografias documentais dos trabalhos, realça os limites da reconstrução arqueológica e abre um espaço criativo mais além. A terceira instalação (Ineligible) emprega artefactos de uma escavação realizada em São Francisco, utilizando-os como matéria-prima com o propósito de produzir novos trabalhos artísticos que estimulem o pensamento dos visitantes dos museus acerca de assuntos políticos e sociais modernos, como os sem-abrigo ou a desigualdade salarial.

 

De forma a seguir as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias, adotaram-se as seguintes medidas para visita ao museu:

 

– É obrigatório o uso de máscara de proteção;

– Lotação máxima de 5 pessoas por 100m2;

– Disponibilização de solução de álcool gel para higienização das mãos;

– Regras básicas de etiqueta respiratória e distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas;

– Os livros disponíveis para venda na loja do MMAP/MIEC não estarão disponíveis para manuseamento e consulta;

– A cafetaria encontra-se temporariamente encerrada;

– Os áudio-guias continuam disponíveis para visita autónoma às esculturas da cidade, garantindo-se a sua higienização no final de cada utilização.

 

Serviço Educativo

Visitas virtuais – Escultura e Arqueologia* (brevemente)

Público-alvo: público em geral

 

Tutoriais de Oficinas lúdico-pedagógicas: Oficina de Arqueologia e Oficina de Escultura* (brevemente)

Público-alvo: famílias; público escolar

 

Cadernos de atividades* (brevemente)

Público-alvo: 3 aos 5 anos; 6 aos 8 anos; 9 aos 12 anos

 

Oficinas escolares por videoconferência (brevemente)

Público-alvo: escolas; marcação e condições através de: museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410

 

*disponíveis nos websites do MMAP e do MIEC