Programa Educativo

PROGRAMAÇÃO TEMPORÁRIA – OFICINAS LUDICO-PEDAGÓGICAS

EXPOSIÇÃO “PROCESSO” – FERNANDA FRAGATEIRO (19.10.2018 a 20.01.2019)

a) Oficina de escultura 

“Escultura em sabão”

Não há sítio melhor para fazer esculturas do que no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. No entanto, nesta atividade os participantes vão poder explorar um material de uso diário de uma forma diferente, criando uma escultura de sabão, que os vai fazer olhar a arte numa nova perspetiva.

“Árvore de Natal do MIEC”

Chegou o natal e com ele as decorações natalícias. E porque não trazer esta magia para a sede do MIEC? Para isso precisamos da ajuda de todos que, através da construção de um pequeno enfeite, darão vida à árvore de natal do Museu.

b) Oficina de arqueologia 

“Ouro Besouro”

O ouro sempre foi um material apreciado pelo ser humano, que desde cedo começou a desenvolver a arte da ourivesaria, criando bonitos adornos, como colares, pulseiras, anéis e brincos. O seu brilho natural encanta qualquer um. Nesta oficina, os participantes também vão poder criar bonitos adornos, e igualmente brilhantes. Contudo, como não há ouro, a criatividade desempenhará um papel importante na arte da joalharia.

 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE – VISITAS ORIENTADAS

a) Visitas orientadas arte-arqueologia-arquitetura: Sessões facilitadas pela equipa do Museu permitindo aprofundar o conhecimento sobre os respetivos acervos museológicos. Estes percursos tomam como centro da sua atenção as exposições patentes em ambos os Museus, articulando de forma integrada conteúdos transversais que vão desde a arte contemporânea à arqueologia passando pela arquitetura, procurando ajudar-nos a conquistar a liberdade de questionar e partilhar perceções recorrendo a dinâmicas de jogo e pequenas experiências lúdicas.

b) Visitas orientadas Parque escultórico: Percursos com duração de 2 horas pelo acervo ao ar livre da coleção de escultura contemporânea, nos seus diferentes núcleos.

* Todas as atividades carecem de marcação prévia