Programa Educativo

PROGRAMAÇÃO TEMPORÁRIA 

OFICINAS LÚDICO-PEDAGÓGICAS – MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

EXPOSIÇÃO “ENCONTROS” – CARLOS BARREIRA E PETER ROSMAN (27.09.2019 a 19.01.2020)

a) Oficina escolar de escultura 

“Magneticamente”

Para esta escultura realizar de um material atrativo vamos precisar. Juntamos mais alguns ingredientes especiais e uma escultura magnética podemos idealizar.

Nesta atividade pretende-se que as crianças se deixem levar pela imaginação usando materiais de uso corrente em certas profissões, como parafusos, porcas, pregos e ímans, criando uma obra de arte verdadeiramente atrativa.

b) Oficina escolar de arqueologia 

“Riscar e rabiscar”

As penas de ganso era o material usado pelos escribas da Idade Média para redigir e copiar grandes livros e documentos do rei.

E se pudéssemos viajar numa máquina do tempo e trazer estas canetas de pena para o século XXI?

As crianças são convidadas a elaborar uma caneta semelhante à de um escriba medieval, mas sem usar as penas de ganso…

c) Oficina familiar (Centro Interpretativo do Monte Padrão)

“Oficina de Outono”

Todos sabemos que o Outono é uma estação inspiradora. As folhas caem e as paisagens ficam pintadas de castanho, cor de laranja, amarelo e vermelho. Por esse motivo, nesta oficina, miúdos e graúdos vão interagir com a Natureza, criando pequenas obras de arte numa simbiose perfeita entre o que é natural e humano.

 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE – VISITAS ORIENTADAS

a) Visitas orientadas arte-arqueologia-arquitetura: Sessões facilitadas pela equipa do Museu permitindo aprofundar o conhecimento sobre os respetivos acervos museológicos. Estes percursos tomam como centro da sua atenção as exposições patentes em ambos os Museus, articulando de forma integrada conteúdos transversais que vão desde a arte contemporânea à arqueologia passando pela arquitetura, procurando ajudar-nos a conquistar a liberdade de questionar e partilhar perceções recorrendo a dinâmicas de jogo e pequenas experiências lúdicas.

b) Visitas orientadas Parque escultórico: Percursos com duração de 2 horas pelo acervo ao ar livre da coleção de escultura contemporânea, nos seus diferentes núcleos.

b) Visitas orientadas ao Centro Interpretativo do Monte Padrão: ações destinadas a conhecer a ocupação Proto-histórica, romana e medieval de Monte Córdova. Incluem a visita ao Castro do Padrão e um contacto direto com a cultura material dos diferentes momentos de ocupação da estação arqueológica disponível no Centro Interpretativo.

* Todas as atividades carecem de marcação prévia