Encontro, relação e descoberta

O programa educativo toma como pilar fundacional a ideia de que cada encontro é uma oportunidade única; um desafio; uma relação em potência; uma possibilidade de interrogar, divertir, duvidar, pensar, descobrir…

Tem como missão primordial sensibilizar, motivar e desafiar os diferentes públicos para as áreas temáticas da arte contemporânea, em particular a escultura, da arquitetura e do ambiente. Desta forma, a programação sugerida é diversificada ao nível dos seus conteúdos, rigorosa na articulação com as diferentes temáticas e provocadora nas estratégias de abordagem.

Com vista à formação e fidelização de públicos, procura-se uma aproximação dinâmica e criativa à cultura contemporânea na sua relação com o lugar, com a história e com a identidade da cidade de Santo Tirso.

A linha orientadora de toda a programação assenta na pergunta: Como nos podemos conhecer melhor através da arte e da cultura contemporânea? A tónica é colocada na pessoa e não nos objetos artísticos, reforçando a ideia de que toda a potência da relação artística se encontra não na contemplação de uma obra de arte em si e a visão do mundo do seu autor, mas na forma como esta obra reage em nós e naquilo que somos.

Procura-se que a relação estética constitua uma oportunidade de encontro, de autodescoberta.