António Campos Rosado
Portugal, 1952
António Campos Rosado nasceu em Lisboa, Portugal, em 1952. Em 1977 concluiu o Bachelor of Arts em Belas-Artes – escultura, na Bath Academy of Art no Reino Unido. No mesmo ano trabalha com Joseph Bueys na Documenta 6, Kassel, Alemanha, participando na Free International University, criada por Bueys como uma universidade gratuita com o objetivo de gerar novos modelos políticos, sociais, económicos e ambientais com base na socialização da arte e da cultura.
Em 1979 trabalha com João Cutileiro no curso intensivo de escultura em pedra, Ar.Co, Lisboa, no qual é introduzido ao trabalho direto sobre a pedra com o uso de ferramentas elétricas. Entre 1984 e 1987, com uma bolsa do programa Fullbright, tira o Master of Fine Arts, Escultura, na School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos. Expondo individual e coletivamente desde o início dos anos 80, participou ainda em simpósios de escultura, destacando-se o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra – Évora 81, em 1981 ou o 1º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 1991.
Apesar da sua formação inicial em escultura, Campos Rosado dedica-se nos últimos anos sobretudo à gestão cultural. Foi diretor do Departamento de História e Teoria da Arte do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa.
Entre 1994 e 1998 dirigiu a unidade de pavilhões temáticos da Expo’98, para a qual concebeu o programa de arte urbana em articulação com os arquitetos Manuel Salgado e Vassalo Rosa, e entre 1999 e 2002 foi responsável pela programação, comissariado, produção e funcionamento de exposições do Pavilhão de Portugal. Entre 2006 e 2007 dirigiu o Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém.