17

Sem o teu nome, 1996
Rui Chafes
Ferro

Há uma procura de transcendência na obra de Rui Chafes a que a utilização do ferro como matéria-prima (quase sempre pintado de negro) não é alheia. O ferro vem das profundezas da terra e é um dos elementos mais abundantes no universo; dentro do corpo humano é o responsável pelo transporte de oxigénio no sangue. É desta forma que Chafes trabalha este material: como algo que vem do âmago e ao mesmo tempo permite uma tal leveza e delicadeza que consegue conter o ar.

A ambiguidade entre a matéria e a forma, dada pelo trabalho do ferro em volumes aparentemente leves e orgânicos é uma das principais características da sua obra e aquela que mais a distingue. No entanto, Rui Chafes mantém ainda outras constantes, como a importância dos títulos que dá aos seus trabalhos – remetendo constantemente para o seu universo pessoal – e a relevância dada ao lugar e contexto para onde cria as suas esculturas, bem como a relação delas com a natureza. Estuda cuidadosamente a inserção das suas composições no espaço, seja ele um espaço de galeria ou museu, ou uma paisagem, instalando muitas vezes obras em espaços exteriores, como é exemplo a escultura Sem o teu nome, criada para o 3º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 1996.

Esta obra, em particular, pretende ensaiar um ponto de vista diferente sobre a paisagem, através da sua transparência, isto é, quando o espectador contorna a escultura e olha através dela, verá sempre a paisagem, ao longe, entrecortada por diversas barras verticais, como se a realidade fosse uma sucessão de fragmentos. Fazendo essa observação em movimento, a imagem aparece quase como fotogramas de um filme.

Neste período, Chafes, um dos mais importantes escultores portugueses que se afirmaram na década de 90, perseguiu de forma obsessiva aquilo que considerava o eixo primordial do seu trabalho: a ausência (de matéria, de presença, de nome).

 

Sem o teu nome - Rui Chafes - III Simpósio 1996

 

Sem o teu nome - Rui Chafes - III Simpósio 1996

 

Sem o teu nome - Rui Chafes - III Simpósio 1996

 

Sem o teu nome - Rui Chafes - III Simpósio 1996

 

Sem o teu nome - Rui Chafes - III Simpósio 1996