Jorge Du Bon
México, 1938-2004
Jorge Du Bon nasceu em Chiapas, México, em 1938, tendo falecido em 2004 em Paris, cidade onde viveu durante cerca de trinta anos. Estudou na Escola Nacional de Pintura e Escultura “La Esmeralda”, no México, e de 1956 a 1961 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autónoma (UNAM) da mesma cidade. Complementou depois a sua formação no Instituto de Urbanismo de Paris, participando então nas 2ª e 3ª bienais de escultura da Vila de Paris, em 1961 e 1963, respetivamente.
Entre 1964 e 1965 estudou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde completou o mestrado em arquitetura, e em 1967 estudou na Slade School of Fine Art, em Londres. No mesmo ano, foi artista convidado na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Foi bolseiro da Fundação Guggenheim por três ocasiões (1965, 1968 e 1979), e recebeu importantes prémios e distinções ao longo de toda a sua carreira.
A sua formação diversa e internacional refletiu-se na sua atividade não só como escultor, mas também como arquiteto, urbanista e designer, bem como na propagação da sua obra por diversos países europeus e norte-americanos. As suas obras de escultura, realizadas sobretudo em pedra, metal ou madeira, revelam a preocupação do artista com a integração do seu trabalho no espaço, seja ele urbano ou natural, assim como com a sua ligação com a arquitetura envolvente.
Participou em inúmeros simpósios de escultura ao ar livre, e foi autor de várias obras de escultura pública, destacando-se a escultura monumental em betão que realizou para a Ruta de la Amistad (Rota da Amizade), um projeto cultural sem precedentes que integrou os Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México.