Guy de Rougemont

França, 1935

Guy de Rougemont nasceu em Paris, França em 1935. Entre 1954 e 1958 estudou na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas de Paris, e entre 1962 e 1964, com uma bolsa da Cidade de Paris, prosseguiu os estudos na Casa Velázquez, em Madrid. Depois de uma estadia nos Estados Unidos no início dos anos 60, onde a sua obra começou a ganhar destaque, dedica-se a uma pesquisa sobre a integração das formas e das cores na paisagem e no ambiente, uma característica desde então sempre presente no seu trabalho.

Procurando suprimir as fronteiras entre as artes, e sobretudo entre a pintura e a escultura, as suas obras caraterizam-se ainda pelo uso de formas simples e abstratas – desde a elipse até ao cilindro, muito explorado pelo artista – pintadas ou revestidas por cores fortes e vibrantes. Mais recentemente começou a trabalhar também com aquilo que chama de “linha em serpentina”, cuja ondulação sinuosa permite ao artista levar mais além as suas investigações em torno dos contrastes da luz e sombra. A sua vontade em aproximar a arte do quotidiano levou-o a realizar inúmeras intervenções em espaços públicos, desde pinturas murais, criação de ambientes ou esculturas monumentais, mas também a desenvolver obras nas áreas da estampagem e das artes decorativas, nomeadamente do mobiliário.

Expondo individualmente pela primeira vez em Nova Iorque, em 1962, desde então tem participado em várias exposições individuais e coletivas tanto em França, onde vive e trabalha, como no estrangeiro, sendo também presença constante em simpósios de escultura ao ar livre, tendo criado obras de arte pública para diferentes locais. Para além da escultura Sem Título, que criou para o 6º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 2001, pode referir-se como exemplo a escultura pública realizada em 2003 para o Caminho das Esculturas do Vale de Ordino, Andorra, Espanha. Em 1997 foi nomeado membro da Academia das Belas Artes do Instituto de França.

 

Sem Título - Guy Rougement - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - Guy Rougement - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - Guy Rougement - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - Guy Rougement - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - Guy Rougement - VI Simpósio 2001