55

Duplo Vertical, 2018
Ernesto Knorr
Aço corten

Ernesto Knorr possui uma linguagem escultórica muito pessoal, que contém quatro características que a podem definir: equilíbrio, tensão, movimento e contraste. A volumetria rigorosa e as linhas claras caracterizam as suas esculturas, dominando a escala das suas peças e sendo capaz de as adaptar com precisão ao espaço que devem ocupar, quer se trate de obras de grandes dimensões para serem instaladas ao ar livre, quer de elementos de formato mais reduzido para espaços interiores. Todas as esculturas irradiam uma simplicidade intensamente trabalhada, fruto do cálculo minucioso das proporções.

Artífice de uma obra habitada por ritmos pessoais, perpassando a poética do vazio, a sua expressão é um confronto permanente entre a matéria e o espaço. Herdeiro da escola basca de escultura está comprometido num diálogo permanente com a natureza na procura de uma experiência intensa em que convivem a criatividade e a capacidade de modificar a paisagem.

A escultura que produziu para Santo Tirso, Duple Vertical, demonstra, do ponto de vista formal, o seu caracter abstrato e construtivista de natureza geométrica. Realizada em aço corten, é composta por elementos verticais, acoplados a um conjunto de prismas, colocados num jogo de tensão e equilíbrio que transmite segurança e delicadeza através da criteriosa colocação dos segmentos que, no seu todo, mostram uma bela dinâmica de encontro entre estes.

 
 
 
 
1
1