A Sun-Wu

China, 1942

A Sun-Wu nasceu em 1942 em Taiwan. Em 1968 licenciou-se em Belas Artes na Universidade Nacional Normal de Taiwan, e entre 1971 e 1973 tirou o mestrado em Artes Plásticas na Academia San Fernando, em Madrid, Espanha. Artista de espírito “selvagem” realizou viagens por diferentes países, tendo passado largas estadias em muitos deles. Desde o início dos anos 90 vive entre Paris e Taiwan.

Os seus trabalhos, sobretudo pinturas e esculturas produzidas com técnicas mistas, caracterizam-se por uma vitalidade expressiva e pelo uso de cores vibrantes e formas geométricas fragmentadas, com um toque de humor e por vezes algo perturbadoras. A sua obra é influenciada pela arte primitiva, pelas máscaras das tribos africanas, por exemplo, situando-se no limite entre o abstrato e o figurativo, entre o homem e o animal, entre formas concretas e símbolos. Expondo individualmente pela primeira vez em 1968, é um dos artistas contemporâneos, ativo internacionalmente, mais importantes de Taiwan, tendo estado presente nas bienais de São Paulo em 1969, 1971 e 1973. Em 1988, ano em que expôs no Trianon, no Jardim da Bagatelle, em Paris, foi nomeado Cavaleiro da Ordem Francesa das Artes e Letras.

Tem participado em várias exposições individuais e coletivas um pouco por todo o mundo, bem como estado presente em diferentes simpósios de escultura ao ar livre. Destaca-se, para além da escultura Sem Título realizada para o 6º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 2001, a participação, enquanto comissário e artista, no projeto do jardim de esculturas em Taoyunan, Taiwan. Das suas exposições mais recentes destaca-se “Danse de la jungle”, na Maison des Artes, em Paris, França, 2014 ou a exposição de esculturas no parque nacional de Yangmingshan, Taipei, Taiwan, em 2015.

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001

 

Sem Título - A-Sun Wu - VI Simpósio 2001