Michael Warren
Irlanda, 1950
Michael Warren nasceu em 1950 em Dublin, Irlanda. Entre 1969 e 1970 foi aluno na Bath Academy of Art, Inglaterra e no ano seguinte (1970-71) estudou psicologia, filosofia e inglês no Trinity College, Dublin, Irlanda. De 1971 a 1975 estudou na Academia de Belas Artes de Brera, Milão, Itália.
A sua obra consiste principalmente em esculturas de grande escala, site-specific e construídas com materiais como a madeira, a pedra, o metal ou o betão, normalmente deixados pelo artista o mais próximo possível do seu estado natural. Apesar de massivas, as formas abstratas que cria conferem ao seu trabalho uma delicadeza que se coaduna muitas vezes com a história inerente a cada um dos espaços para onde trabalha, e que o artista explora como elemento essencial na configuração de cada obra. Michael Warren procura que as suas obras de arte pública causem impacto, primeiro, na paisagem onde se inserem, e depois nas pessoas que as usufruem.
Aproximando a sua prática de escultura com a prática da arquitetura, colabora frequentemente com arquitetos em projetos para o exterior, tendo sido consagrado sócio honorário do Royal Institute of Architects of Ireland, Dublin, em 2012.
Expôs individualmente pela primeira vez em 1980, tendo desde então participado em inúmeras exposição individuais e coletivas em diversos países, de que se pode referir uma das mais recentes, “Those Who Go / Those Who Stay”, na Limerick City Gallery of Art, Irlanda, em 2014.
Possui ainda vários trabalhos de arte pública em diversos países na Europa, Estados Unidos, ou Extremo Oriente. Destacam-se como exemplo, para além da obra realizada para o 3ª Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 1996, a escultura Antigone, realizada para o Parque Olímpico dos 24º Jogos Olímpicos em Seul, Coreia, e mais recentemente Cloch na gCoillte, Clonakilty, County Cork, Irlanda, 2013.