David Lamelas
Argentina, 1946
David Lamelas nasceu eu 1946 em Buenos Aires, Argentina. Em 1966 concluiu o Bachelor of Arts na Academia Nacional de Belas Artes de Buenos Artes, onde estudou pintura e escultura. Em 1968 muda-se para Londres, onde estudou escultura na St. Martin’s School of Art. Apesar de ter iniciado a sua carreira como escultor aquando a sua estadia em Londres começa a aproximar a sua prática de uma metodologia mais concetual, que envolveu a apropriação de algumas técnicas e tecnologias associadas normalmente aos mass media, nomeadamente à televisão ou ao cinema.
Começa então a trabalhar com meios como o filme, a fotografia, o vídeo e a instalação, desenvolvendo projetos que mostram uma aproximação muito pessoal às noções de tempo, espaço e linguagem, temas que serão uma constante na sua obra.
Em 1976 muda-se para Los Angeles, EUA, continuando a desenvolver uma prática multidisciplinar que questiona os limites da temporalidade da arte e o potencial desta em criar processos alternativos de comunicação. Com um rigor concetual mas também por vezes com um certo sentido de humor, o artista procura compreender as especificidades de cada lugar para onde trabalha, ao mesmo tempo que cada localização o influencia e é fator decisivo na configuração final da obra. Expôs individualmente pela primeira vez em 1962, em 1967 participou na 9 ª Bienal de São Paulo, onde recebeu um prémio para escultura, e no ano seguinte na 36ª Bienal de Veneza.
Vive entre Buenos Aires, Los Angeles, Nova Iorque e Paris, produzindo obras e participando em exposições, individuais e coletivas, numa variedade de locais, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Destaca-se a recente participação na exposição coletiva itinerante “Uncommon Groud: Land Art in Britain 1966-1979”, 2013-2014, e a mais recente individual, “David Lamelas – V”, 2014, na Kunsthalle Basel.