Um Tai-Jung
Coreia do Sul, 1938
Um Tai-Jung nasceu em 1938 em Moon-Kyung, Coreia. Entre 1958 e 1964 licenciou-se em escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de Seul, Coreia, e de 1964 a 1966 frequentou o mestrado na Escola Superior de Educação da mesma universidade, onde posteriormente viria a lecionar. Entre 1979 e 1980 frequentou uma pós-graduação na St. Martin’s School of Art, em Londres, Inglaterra.
Apesar de nunca ter abandonado a sua cultura de origem e as suas raízes no Budismo, Um Tai-Jung manteve-se a par da redefinição do campo da escultura processada por escultores americanos e europeus durante as décadas de 1970 e 1980. Trabalhando sobretudo com metal (preferencialmente o cobre, por vezes combinando-o com pedra) o escultor explora as potencialidades, a expressividade e a textura dos materiais, da sua cor e das suas formas, em obras que definem uma espacialidade através da conjugação de diferentes volumes abstratos.
Expondo individualmente pela primeira vez em 1972, esteve presente nas 12ª e 13ª Bienais de São Paulo (em 1973 e 1975, respetivamente), tendo desde então participado em várias exposições e simpósios de escultura na europa mas sobretudo na Coreia, onde as suas esculturas ao ar livre caracterizam já a paisagem urbana de Seul. Destaca-se, por exemplo, a escultura pública em granito criada para o Parque Olímpico de Esculturas, em 1988. Em 2005 a exposição “Um Tai Jung. Sculptures and Drawings”, realizada no Georg-Kolbe-Museum em Berlim, Alemanha, apresentou as suas esculturas mais recentes onde são exploradas as potencialidades materiais do alumínio, bem como desenhos de grandes dimensões, até então nunca apresentados publicamente.