Manuel Rosa
1953, Portugal
Manuel Rosa nasceu em 1953, em Beja, Portugal, e em 1987 concluiu o curso de escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. No início dos anos 80 foi aluno e colaborador de João Cutileiro. Apresentou o seu trabalho pela primeira vez em 1981, no 1º Simpósio de Escultura em Pedra, Évora, expondo individualmente desde 1984, data da exposição na Galeria Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa.
Trabalhando com materiais como a pedra (preferencialmente o calcário), o bronze, o vidro e o metal, Manuel Rosa explora as características intrínsecas dos materiais que usa, através de formas abstratas que quase sempre possuem um referente figurativo que atribui à sua obra uma certa dimensão simbólica.
Para além de algumas exposições individuais e coletivas, participou em simpósios de escultura, e concebeu projetos de arte pública, de que é exemplo Homenagem a D. João II, 1998, escultura pública realizada no Parque das Nações, Lisboa, por ocasião da Expo’98. Foi o principal responsável da Editora Assírio & Alvim, continuando ligado a ela como colaborador externo depois da compra desta pelo grupo Porto Editora em 2012.