A exposição de Cristina Ataíde, a inaugurar no MIEC a 28 de Maio de 2022, faz a revisitação de algumas das suas primeiras séries de esculturas em ferro e pedra, confrontando-as com peças atuais que tem desenvolvido no contexto de uma observação atenta e cuidada da NATUREZA.
Ao longo do surpreendente corredor, com 70 m de comprido, uma escultura feita especificamente para este local, propõem-nos uma caminhada por entre pequenos detalhes de uma natureza que muitas vezes desconhecemos e que sempre nos surpreende.
Em todas as restantes salas do Museu, desenhos e esculturas inter-relacionam-se, sem uma cronologia visível, mas criando fortes relações entre si e permitindo conexões entre o material e o espiritual e onde se sente o impulso de viajante, sempre presente, no trabalho da artista.
No final de todo o percurso expositivo, o visitante é chamado a participar ativamente numa peça, site-specific que vai ocupando o muro granítico que ladeia o espaço exterior.
Cristina Ataíde nasceu em Viseu,1951. Vive em Carnaxide, concelho de Oeiras e trabalha em Lisboa.
Licenciada em Escultura pela ESBAL, Lisboa.
Frequentou o Curso de Design de Equipamento da ESBAL, Lisboa.
Foi diretora de produção de Escultura e Design da Madein, Alenquer de 1987 a 1996 onde trabalhou com Anish Kapoor, Michelangelo Pistolleto, Keit Sonnier, Matt Mullican, entre outros.
Professora convidada da Universidade Lusofona em Lisboa de 1997 a 2012.
Expõe com regularidade desde 1984 e as grandes instalações e o site-specific, ocupam um importante lugar nas suas mostras. A sua obra, feita muitas vezes em viagem, transita entre a escultura e o desenho passando pela fotografia e vídeo. As preocupações com natureza e sua preservação é uma das constantes do seu trabalho e pesquisa.
É representada pelas galerias: Galeria Belo-Galsterer, Lisboa; Andrea Rehder, Arte Contemporânea, São Paulo | BR; Galeria Ybakatu, Curitiba | BR; Galeria Quatto, Leiria; Galeria Magda Bellotti, Madrid | ES.
ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS
Visitas guiadas ao parque escultórico / Visitas orientadas arte-arqueologia-arquitetura
CRISTINA ATAÍDE
“RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA”
28 MAI 18 SET