Carlos Nogueira
“casa comprida com árvore dentro casa comprida com luz e outras construções”
21 de Maio de 2016 a 31 de Agosto de 2016
Santo Tirso | Portugal
A exposição intitulada “casa comprida com luz e outras construções” inaugura a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso e dá início a uma programação cuja linha orientadora procura estabelecer novas relações entre as diversas configurações artísticas e a contemporaneidade. A exposição, desde o primeiro momento idealizada e concebida como uma intervenção específica no espaço projetado pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, evidencia uma clara proximidade formal, onde o autor,recorrendo a um conceito particular de desenho, transforma a área expositiva no suporte dessa disciplina, potenciando a arquitetura do edifício.
“casa comprida com árvore dentro casa comprida com luz” assinalam as mais recentes indagações de Carlos Nogueira sobre a casa, o espaço, os elementos e a condição humana nas suas múltiplas interações, onde reequaciona temas intemporais da cultura universal, que nos permitem uma aproximação à substância intelectual da sua produção artística.
(…) A minha obra centra-se em questões de raiz tectónica e poética, onde conceitos como permanência, efémero e sagrado são eixos sempre presentes.Interessa-me a luz, a geometria do tempo, a irreversibilidade do pensamento. Trabalho sobre a métrica e o elemental de um património existente, natural ou construído, que tanto pode ser uma linha de água, uma muralha em demolição, até o vento, como todo o espaço que caracterizam ou os contém.Como mediador intervenho e dou a ver, um ângulo que se ajusta, um monte que se alarga, a cidade.
«O lugar das coisas»
Carlos Nogueira, 2013