A 1ª Bienal de Cultura e Educação é uma iniciativa do Plano Nacional das Artes, de escala nacional, que tem por objetivo a reflexão e disseminação do lugar das artes na educação, formal e não formal e a promoção da democracia cultural, à qual o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Centro de Arte Alberto Carneiro aderiram com o projeto “Arte Vida. Paisagens e Lugares”.
Este foi um projeto de longa duração, que promoveu o envolvimento e a proximidade com a comunidade educativa do concelho, através de um convite às escolas do 3º ciclo e ensino secundário para a participação ativa na criação artística, com recurso a visitas e worshops, bem como sessões e reuniões com os colaboradores dos Museus.
Durante os últimos meses, os alunos destas escolas participaram ativamente em visitas guiadas e oficinas no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, Museu Municipal Abade Pedrosa e Centro de Arte Alberto Carneiro realizadas por artistas e mediadores culturais dos museus, bem como workshops de fotografia experimental, dança contemporânea e pintura mural, levados a cabo por artistas nos equipamentos culturais do município e nas escolas.
I BIENAL PLANO NACIONAL DAS ARTES
“ARTE VIDA. PROJETOS E LUGARES”
26 MAIO (Inauguração – 18h30)