Prosthetic Feedback

Daniel Martins e Ema Ferreira

07/Fev/2026
- 10/Mar/2026

Prosthetic Feedback é uma instalação interativa que reflete sobre
a relação transumanista humano-tecnologia como uma extensão inerente do ser coletivo e individual. O sujeito-visitante é expandido no tempo
e no espaço, utilizando os elementos presentes como token de conscien-cialização da matéria tecnológica e interativa.
Ao criar um ambiente manipulado pela amplificação visual e sonora
em tempo real, o dispositivo utilizado gera um sistema de feedback loop contínuo entre espectadores e espaço expositivo, como uma extrapolação e extensão do indivíduo — o sujeito produz consequências no espaço,
e este produz consequências no sujeito.

Sem visitantes, Prosthetic Feedback permanece enquanto entidade generativa, sendo experienciada apenas quando o sujeito se liberta da sua condição performativa perante a obra.

Biografia dos artistas

Daniel Martins

(1992, Porto) Artista e designer licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2015), pós-graduado em Design Digital pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (2016), e mestre em Sistemas e Media Interativos pela Escola Superior de Media Artes e Design (2024).
Em 2015, assumiu a sua prática artística ao fundar o estúdio SVÄR — duo multidisciplinar de arte e design — onde esteve presente em exposições como [y]why (Paços do Concelho do Porto CMP, 2015) e Louro e Bambú (CAAA Guimarães, 2015).
Em nome individual participou em exposições Fantasy Direct (LARP: for The Wrong New Digital Art Biennale, Hong Kong e Seul, 2017), Everything is Fine no espaço CAVE da Solar Galeria de Arte (Vila do Conde, 2019), Scrolling the Arcane com a obra Wandering On Prediction (online, 2020), e mais recentemente no Festival Semibreve (gnration, Braga) com o projeto Artificial Traces (2023), vencedor do prémio Edigma Scholar.
Em 2018 fundou AALTAR, um sistema/estúdio criativo onde explora a sua prática multidisciplinar com a vontade colabo-rativa. AALTAR atua em diversas plataformas e subgéneros do design, adotando uma abordagem experimental para a criação de novas soluções visuais, tendo já colaborado com vários artistas e instituições (e.g. Jonathan Uliel Saldanha, Gabriel Abrantes, Galeria Duarte Sequeira e U.Minho).

daniel-martins.com

Ema Ferreira

(1999) Compositora e artista multimédia portuguesa, natural da Covilhã e a residir no Porto. Tem especial interesse na música eletroacústica, arte sonora e na relação entre imagem, som e interatividade no contexto áudio e audiovisual.
É licenciada e mestre em Composição pela ESMAE-IPP e mestre em Sistemas e Media Interativos pela ESMAD-IPP. Paralelamente, desde 2023 que é assistente de produção na Sekoia – Artes Performativas e desde outubro de 2024 que colabora com a Digitópia – Casa da Música.
Entre 2021 e 2022 foi artista residente no projeto europeu IMPROVISA – Life in Motion e em 2024 foi artista residente na 2ª edição de ANIMAIS (CADA). Atualmente, faz parte do projeto Ecos do Funchal, em colaboração com o Funchal Guitar Quartet e com apoio da Bolsa de Criação Artística do Funchal; e está a cocriar Prosthetic Feedback, em colaboração com Daniel Martins e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Até à data, as suas obras também foram programadas em espaços e festivais como: Decomposição (2022), Projeções 2022, Mostra de Jovens Criadores 2021, Centro de Memória de Vila do Conde, Lisboa Incomum, DME, Casa das Artes (PT); Radiophrenia, Universidade de Glasgow (GB-SCT); ljudOljud Festival (SE); Supersonique (FR); Gaudeaumus (NL); Festival Expresiones Contemporáneas (MX); e New York City Electroa-coustic Music Festival (USA).

emaferreira.github.io

Inauguração