O segundo Encontro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea acontecerá já nos próximos dias 27 e 28 de outubro, em Santo Tirso, e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos.
O primeiro dia do encontro, 27 de outubro, a decorrer no Centro de Arte Alberto Carneiro, será reservado às equipas de todas as entidades que integram a RPAC, bem como ao conjunto de parceiros e participantes dos projetos apoiados no 1.º Programa de Apoio da RPAC. Este dia terá como tema “Projetos em rede – Dinâmicas Estabelecidas” e destina-se a dar a conhecer os projetos em curso, ou já terminados, à partilha de experiências pelos envolvidos nos projetos e à reflexão conjunta sobre as dinâmicas de colaboração e parcerias estabelecidas.
A sessão de abertura contará com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, do Diretor de Departamento de Desenvolvimento Económico, Emprego e Cultura, Álvaro Moreira, e do Grupo de Trabalho da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea/DGARTES, representado por Maria Messias. Ao longo do dia serão realizadas as mesas-redondas:
– “Colaboração e diálogo interinstitucional, estruturação e fortalecimento de redes e partilha de recursos e saberes”, com dinamização de José Maçãs de Carvalho;
– “Circulação de obras e exposições de arte contemporânea portuguesa no território nacional: correção de assimetrias regionais e incremento da coesão”, com dinamização de Antonia Gaeta;
– “Promoção da criação artística, acesso, participação e fruição pública da arte portuguesa contemporânea”, com dinamização de Mariana Mata Passos.
O encerramento do primeiro dia estará a cargo do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
O segundo dia do encontro, 28 de outubro, a decorrer no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, será aberto ao público, e abordará o tema “Projetos em Rede – Dinâmicas Futuras” com foco nas principais linhas orientadoras e objetivos estratégicos do 2.º Programa de Apoio a Projetos da RPAC.
A sessão de abertura contará com intervenções do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira.
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, apresentará as linhas gerais do segundo programa de apoio a projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Ainda no período da manhã, será promovida uma reflexão sobre “Redes e parcerias internacionais”, com Filipa Oliveira; “Arte e Digital: Criação, Comunicação e Democratização”, com Mirian Tavares; e “Criação artística, participação e envolvimento comunitário”, com Virgílio Ferreira.
Durante a tarde, estes temas serão debatidos com a participação destes/as oradores/as e especialistas convidados/as:
– Sala 1: Redes e parcerias internacionais, com dinamização de Filipa Oliveira e Raquel Ribeiro dos Santos;
– Sala 2: Arte e Digital: Criação, Comunicação e Democratização, com dinamização de Mirian Tavares e Rudolfo Quintas;
– Sala 3: Criação artística, participação e envolvimento comunitário, com dinamização de Virgílio Ferreira e Gabriela Vaz Pinheiro.























