O artista plástico Fernando Casás é considerado um dos precursores dos movimentos de Arte & Natureza. De origem galega, passou grande parte da sua vida no Brasil onde, desde os anos sessenta, desenvolveu uma obra muitas vezes efémera e sempre vinculada à passagem do tempo pela natureza. De perfil conceptual, a sua obra apresenta-se como um constante diálogo com a Natureza.
Depois de Marte reflete a faceta mais intimista e minimalista das suas intervenções na natureza, resultante da acumulação de materiais que forçou o artista a procurar uma elaboração mais depurada e conceptual na qual, tanto os materiais como a linguagem usados não são definitórios, mas expressivos dos diferentes conceitos presentes na sua obra.
Painéis, tapeçarias, preparações de rituais primitivos… Em cada possível conjunto, a leitura das pequenas obras, totalmente diferentes entre si, leva-nos a idealizar o destino que as uniu.
A exposição “Depois de Marte” coloca-nos perante a indagação do que acontecerá quando o nosso planeta se esgotar totalmente. Então, à nossa frente, abrir-se-á um chão deserto, o que restou e o que virá, passado e futuro.
A paisagem que seria resultante do trabalho conjunto e diligente entre o cientista, que separa e cataloga, e o artista, que imagina o que resultará da vida que, transplantada noutro planeta, se adapta por um momento, mas continuará em busca de outros espaços, transformando-se até voltar a ser pura energia.
Inauguração: 18.05.2019 às 19h30