VIVA O MIEC

18 a 21 de Maio 2019

Santo Tirso | Portugal

18 MAIO – 15H00

Apresentação das Atas “Conferência Internacional de Arte Pública” (23 e 24 de outubro de 2015)

A partir de uma proposta da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, organizou a conferência internacional “Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação”, que decorreu nos dias 23 e 24 de outubro de 2015, na Fábrica Santo Thyrso, em Santo Tirso. A conferência articulou-se com uma reflexão sobre as actividade desenvolvidas desde 1991 pelos Simpósios Internacionais de Escultura de Santo Tirso.

Lançamento das atas do encontro científico conduzido pelos coordenadores do encontro – Margarida Brito Alves, Bernardo Pinto de Almeida e Catarina Rosendo.

Apresentação das Atas por Laura Castro e Gabriela Vaz Pinheiro.

 

18 MAIO – 19H30

Exposição Fernando Casás – “Depois de Marte”

O artista plástico Fernando Casás é considerado um dos precursores dos movimentos de Arte & Natureza. De origem galega, passou grande parte da sua vida no Brasil onde, desde os anos sessenta, desenvolveu uma obra muitas vezes efêmera e sempre vinculada à passagem do tempo pela natureza. De recorte conceptual a sua obra apresenta-se como um constante diálogo com a Natureza.

Depois de marte reflete a faceta mais intimista e minimalista das suas intervenções na natureza, resultante da acumulação de materiais que forçou o artista a procurar uma elaboração mais depurada e conceptual na qual, tantos os materiais como a linguagem usados não são definitórios, mas expressivos dos diferentes conceitos presentes na sua obra.

 

19 MAIO – 09H00 às 18H00

OFICINAS LÚDICO-PEDAGÓGICAS

Arqueologia –  “Por um fio”

Desde os tempos mais remotos que o homem se dedicou ao artesanato, tanto por gosto como por necessidade. Criava peças em cerâmica, em madeira, em pedra, mas também em vime. Com estes materiais construía objetos muito bonitos que serviram para decorar as suas casas, mas também algumas que serviam para transportar coisas.

Nesta oficina, as crianças são convidadas a tornarem-se pequenos artesãos e construírem as suas próprias cestas que poderão levar para casa e guardar os seus pequenos tesouros.

Arqueologia – “Imperador por um dia”

Na Grécia e Roma Antiga, as coroas de louros eram um símbolo de grande glória para quem as utilizava: generais que saíram vitoriosos das batalhas travadas, mas também aos vencedores dos Jogos Olímpicos. Mais tarde, também os imperadores de Roma utilizavam esta coroa como símbolo máximo do Império. Nesta oficina as crianças vão poder criar as suas próprias coroas de louros e tornar-se pequenos imperadores por um dia.

Escultura – “½ Escultura”

O que poderá uma meia fazer no Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso? Será possível construir esculturas com ela? Durante este dia, os nossos pequenos escultores poderão, com a ajuda dos pais, descobrir a possibilidade de construir uma escultura com materiais diferentes do habitual e que certamente dará asas à sua imaginação.

Espetáculo de teatro infantil – 15H00

“O Baile das Coisas Importantes” (ACE Teatro do Bolhão)

(…) Há coisas obviamente importantes que dançam e são protagonistas do baile da vida, lembramo-nos imediatamente da Natureza, dos seus elementos, das virtudes… mas chegarão também coisas insignificantes, outras inúteis, outras que não passam de detalhes. E como se não bastasse, chegarão ainda coisas indesejáveis, dificuldades e tristezas e dores. E serão todas estas coisas, coisas importantes. (…)

A ACE Teatro do Bolhão, Companhia sediada no Palácio do Bolhão, tem uma relação sinergética com a ACE Escola de Artes, hoje com 28 anos de atividade, integrando os jovens profissionais formados numa equipa de trabalho em constante renovação.

 

20 e 21 MAIO – 09H00 às 17H30

Oficinas Escolares de Arqueologia e Escultura

Arqueologia – “Peça a peça”

Muitas foram as obras de arte do tempo do Império Romano que sobreviveram até aos dias de hoje. Algumas podem ser observadas nos museus, mas outras estão exatamente no local onde foram encontradas. É o caso dos lindos mosaicos que se encontram em muitas das casas romanas espalhadas pelo país. Por esse motivo, os participantes desta atividade vão poder fazer o seu próprio mosaico, para levarem consigo, como se de uma peça de museu se tratasse.

Escultura – “Mão na massa”

No Museu Internacional de Escultura Contemporânea, podemos encontrar muitas esculturas com materiais muito diversos: pedra, ferro, alumínio, madeira… Mas, e se os escultores usassem massa?

Nesta oficina, as crianças são convidadas a construir uma escultura com vários materiais, mas com um ingrediente especial que normalmente é usado na cozinha: massas de diferentes formas e tamanhos.

19 maio – CONCERTO

LARGO ABADE PEDROSA – 21h30

Wim Mertens

Entrada e participação gratuita