Robert Schad

Alemanha, 1953

Robert Schad nasceu em 1953, em Ravensburg, Alemanha, dando início aos estudos artísticos em 1974 na Staatliche Akademie der Bildenden Künste, Karlsruhe. Atualmente vive entre Larians, França e Chamosinhos, Portugal. Ao longo dos anos foram-lhe atribuídas diversas bolsas de estudo como a Bolsa de estudos do Serviço Alemão de Intercâmbio Académico para participação profissional na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1980-1981) e foi galardoado com diversos prémios, como o Prémio de Desenho da III Bienal de Arte Contemporânea, Vila Nova de Cerveira, Portugal (1982).

As esculturas de Robert Schad são criadas usando barras de aço quadradas. No entanto, as suas linhas características não são o resultado da dobra ou deformação do aço, mas, antes, produzidas pela soldagem de elementos retos de comprimentos diferentes que mais tarde se assemelham a juntas orgânicas, assim que as costuras soldadas tenham sido polidas. Schad cria os seus movimentos semelhantes a esboços em amplas curvas e arcos escultóricos, que fazem com que o metal pesado pareça leve.

É autor de diversas exposições individuais, de escultura e desenho, participou em diversos projetos multidisciplinares, sobretudo de escultura e dança, e criou várias obras públicas, entre as quais se encontram a escultura “Tirsa” em Santo Tirso e a Cruz Alta do Santuário de Fátima.