Julio Le Parc

Argentina, 1928

Júlio Le Parc nasceu em 1928 em Mendonza, Argentina. Estudou na Academia de Belas Artes de Buenos Aires, Argentina, e em 1958, com uma bolsa de estudo do Governo Francês, muda-se para Paris, onde vive e trabalha desde então. Em 1960 fez parte do grupo de artistas que formou o coletivo GRAV (Groupe de Recherche d’Art Visuel [Grupo de Pesquisa Visual]), ativo até 1968 e que, através de obras coletivas, exposições ou panfletos, apelava a uma direta participação do público em interação com a obra de arte.

Começou por realizar pinturas geométricas abstratas, e no início dos anos 60 desenvolve trabalhos em três dimensões onde incorpora luzes móveis, projetadas e/ ou refletidas, que reconfiguram o espaço e a sua perceção pelo visitante. A partir de 1964 acentua ainda mais esta característica, começando a usar espelhos que distorcem a imagem refletida e realiza trabalhos que têm como base a deslocação do visitante por um labirinto. A sua obra caracteriza-se desde então por uma constante pesquisa no domínio da arte cinética, através de trabalhos que dinamicamente transformam o espaço onde são apresentados com o uso de espelhos e da luz e seus reflexos como matérias preferenciais.

Expôs individualmente pela primeira vez em 1966, e nesse mesmo ano participou na 33ª Bienal de Cerveira, onde recebe o Grande Prémio Internacional de Pintura. Em 1967 é apresentada a primeira exposição retrospetiva do seu trabalho, no Instituto Di Tella, em Buenos Aires, Argentina, e desde então têm-lhe sido dedicadas inúmeras exposições antológicas em importantes museus por todo o mundo. Tendo participado em várias exposições individuais e coletivas, destacam-se as mais recentes, em 2013 no Palais de Tokyo, Paris, em 2014 na Casa Daros, Rio de Janeiro, e em 2014-1015, na Serpentine Sackler Gallery, Londres.

As suas esculturas públicas, de que é exemplo Ascenção, realizada para o 4º Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 1997, seguem as investigações do artista em torno da arte cinética.

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997

 

Ascensão - Julio Le Park - IV Simpósio 1997